Computação nas nuvens?

Saudações a todos!

Quero compartilhar com vocês uma matéria que saiu recentemente na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios – PEGN. Esta matéria trata sobre computação nas nuvens ou cloud computing: em vez de guardar dados no seu computador você os armazena em servidores distantes e acessa tudo pela internet.

Ao ler esta matéria, fiquei feliz por saber que estamos no caminho que as grandes empresas (Google, Amazon, Microsoft) estão trilhando.

Computação nas nuvens?

O americano Nicholas Carr, especialista em novas tecnologias, foi considerado polêmico quando começou a defender a idéia de que a internet irá, a curto prazo, disponibilizar tudo aquilo que hoje está instalado em computadores, incluindo os sistemas operacionais, as planilhas de textos e as de cálculos, o correio eletrônico, as músicas e fotos. Imaginou tudo isso arquivado em servidores distantes e acessado via internet? Parecia mesmo impossível. Mas foi com o aval de gigantes da tecnologia, como Google, Amazon, Dell, HP, IBM, Intel e Yahoo que esse conceito começou a se tornar realidade e ganhou o nome de cloud computing (computadores nas nuvens, em inglês). Até mesmo a todo-poderosa Microsoft começou a apostar nesse conceito com o Office Live, uma versão do programa Office via internet, apesar de exigir a dependência de programas instalados no computador ou notebook.

Traduzindo para o seu dia-a-dia, você já usa alguns serviços de cloud computing e nem sabe. Um exemplo é o e-mail. Quando usa serviços como Hotmail e Gmail, entre outros, você acessa sua conta com todas as suas mensagens a qualquer hora, em qualquer lugar e a partir de qualquer micro. Isso acontece porque todas as mensagens estão armazenadas num servidor distante do seu próprio micro. Editores de texto, planilhas, apresentação, softwares de gestão empresarial e de relacionamento com clientes também estão migrando para este modelo. Hoje, cerca de 500.000 empresas em todo o mundo usam o Google Apps, ferramenta que reúne o gerenciamento de e-mail, documentos, calendário e mensageiro instantâneo. E não são apenas os softwares que podem ser acessados remotamente pela nuvem – como processamento e armazenamento da máquina. “Essas ferramentas deixam de ser uma opção para as empresas de ponta que aderem aos serviços inovadores para expandir maciçamente nos escritórios”, afirma Daryl C. Plummer, vice-presidente do Gartner, em um podcast do instituto de pesquisa de tecnologia.

De acordo com Gilberto Mautner, sócio da Locaweb, empresa que planeja oferecer serviços com esse conceito ainda este mês, uma das vantagens do cloud computing é que todo mundo se entende com todo mundo, não importa se atrás do navegador está um Linux, um Windows Vista, da Microsoft, ou um Mac OS, da Apple. Mautner dá um exemplo da compatibilidade: “Você está no seu escritório e prepara uma planilha Excel num micro com sistema operacional Windows XP. Depois, segue para um cliente e faz ajustes no documento usando um micro com sistema operacional Linux e, à noite, em casa, faz modificações em tempo real com o Windows Vista, enquanto alguém, do outro lado do mundo, trabalha remotamente usando um Mac”. Sim, a nuvem dá um jeito na torre de Babel eletrônica. “E ainda dá para compartilhar documentos, mandando por e-mail ou publicando numa página da internet sem qualquer tipo de complicação”, afirma Mautner. E o lado positivo do cloud computing não pára por aí…”

Fonte: http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1688229-2672,00.html

Obrigado por acreditar em nossos serviços.

Vítor Nogueira

2 Respostas

  1. Caro amigo,

    Muito boa sua matéria, eu já havia lido uma outra matéria que saiu na revista Info de agosto, sobre Escritório na Nuvem, onde já comecei a fazer uso do google docs, e dou meu testemunho de que é uma execelente ferrarmenta de trabalho para nós do ramos de Representação Comercial, sem deixar de falar aqui da também execelente ferramenta que vocês colocaram para nós, que foi a SUASVENDAS.COM, onde estou divulgando para todos aqueles que possam interessar, por que afinal coisas deste gênero temos que divulgar pois é muito bom. portanto escritório na nuvem támbém decolou de vez não se pode deixar de usar, pra que ficar usando nossas maquinas onde rapindinho por mais que seja espaçosas seus HDS, enchem rápido. Parabéns pela divulgação, é isso mesmo acho que temos que ajudar a divulgar todas as coisas boas e utéis que surgem a todo instante.
    Cordialmente,
    João Marcos da Conceição
    Representante Comercial

  2. Caro amigo, vivo o mundo dos bits e bytes há muitos anos e durante esse tempo muitas “novidades” foram fomentadas pelas grandes corporações. É fato que a internet veio com força pra ficar, mas precisamos tomar muito cuidado com o tipo de informações que vamos disponibilizar “nas nuvens” (Que na verdade é um conceito antigo, ampliado a um novo enfoque em razão de uma maior disponibilidade de tecnologia) para que não tornemos os nossos negócios vulneráveis. É verdade que você pode baratear a necessidade de recursos do seu microcomputador, que já barateou bastante, mas em contrapartida qual a garantia que você terá na relação de disponibilidade e da confiabilidade? Ao dispor o seu negócio nas “nuvens” qual o risco que estará correndo? Uma vez que as organizações aparecem e desaparecem “nas nuvens”. Encontrar um parceiro, que possua uma estrutura solida e honre um contrato na base do SLA não é tarefa das mais fáceis. Se você perder as suas fotos, e-mails e demais arquivos pessoais, é doloroso. Mas se a sua empresa perde a sua capacidade de processo, especialmente aquelas amparadas pela gestão integrada, estará, na verdade beirando a falência. Sou partidário das novidades, mas depende da aplicação e das garantias de continuidade dos negócios.

    Saudações,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: